Bill Gates investe em óleo de palma
- 8fivve
- 20 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de abr. de 2020
Fundo de investimento de Bill Gates apoia empresa que cultiva óleo de palma em um laboratório para salvar as florestas tropicais

Com intuito de reduzir a destruição de florestas tropicais para o cultivo de óleo de palma, a startup C16 Biosciences sediada em Nova York está produzindo óleo muito semelhantes ao óleo de palma.
Sendo o óleo vegetal mais produzido no mundo, o óleo de palma é produzido anualmente 75,7 milhões de toneladas no mundo inteiro. O óleo pode ser utilizado em quase tudo, de sorvetes, produto de beleza a pizzas.
A demanda vem aumentando vertiginosamente.
"Nossa verdadeira missão é acabar com a necessidade de desmatamento impulsionada pelo setor de óleo de palma", disse Shara Ticku, cofundadora e CEO da C16 Biosciences à Fast Company. “Acreditamos que é totalmente inaceitável queimar o planeta para produzir um óleo vegetal. Isso simplesmente não faz nenhum sentido".
O fundo criado por Bill Gates e outros grandes investidores a Breakthrough Energy Ventures para incentivar inovações tecnológicas e financeiras que combatem as mudanças climáticas, aportou US$ 20 milhões na C16 Biosciences. A empresa deve lançar seus primeiros produtos no mercado em breve atendendo primeiramente fabricantes com menor demanda por óleo de palma.
A empresa aposta no sucesso do óleo de palma "genérico" , visto que a demanda por "produtos de beleza limpos" está crescendo.
A C16 utiliza um método semelhante ao processo de fermentação usado para fazer cerveja.
O objetivo deles é evitar cerca de 3 milhões de toneladas mata desmatada anualmente por causa do cultivo de novas.
Comments