Japão promete alcançar 100% de uso de energia renovável até 2040
- 8fivve
- 20 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de abr. de 2020
Após colapso da usina de reator em Fukushima, Japão inicia projeto para alcançar 100% de uso de energia renovável em até 20 anos.

Um tsunami precedido de um terremoto na costa do Japão causaram um desastre nuclear em Fukushima Daiichi, causando derretimento do reator da usina, levando a evacuação de 150.000 moradores da região.
Fukushima é a terceira maior cidade do país, com grande variedade de recursos energéticos, como parques de energia solar e eólicos e também energia geotérmica.
Para alcançar esse objetivos, a Prefeitura de Fukushima em agosto de 2017 assinou contrato com Ministério do Meio Ambiente do estado alemão da Renânia do Norte-Vestefália, estado de maior produção de energia renovável da Alemanha, que dobrou sua infraestrutura de energia renovável nos últimos 15 anos.
Desde 2012 Fukushima triplicou sua produção de energia renovável, com recursos solares, eólicos, hídricos, térmicos e de biocombustíveis, totalizando 1.500 megawatts de eletricidade, contribuindo com quase 18% do consumo anual total de energia do Japão.
Foram liberados US $ 2,75 bilhões para o projeto. O financiamento será utilizado para construir 11 parques solares e 10 parques eólicos nos próximos 4 anos. Os novos projetos novas usinas de biomassa, estações geotérmicas e até frotas de moinhos de vento marítimos.
Sendo assim, reduzirá dependência da energia atômica e importação de carvão e gás natural e de reboque atingirá suas metas estabelecidas no recente painel das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em Madri.
Comments